sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Guia de Sobrevivência de um Roqueiro no Carnaval

Nesse feriado de carnaval, não adianta querer colocar aquela camiseta preta do Black Sabbath que você comprou na Galeria do Rock e exigir que os seus parentes ouçam Dimmu Borgir no volume 9...não vai rolar. Além do preto não combinar com o calor escaldante dos trópicos, seus parentes são capazes de chamar um pastor pra tirar esse encosto de cima de você. O jeito é tentar encontrar um meio termo, ou seja, colocar músicas que todos suportem ouvir, inclusive você. Para isso, criei este pequeno Guia de Sobrevivência de um Roqueiro no Carnaval. Vamos lá.

Stray Cats - Best Of
Rockabilly de primeiríssima qualidade, com Brian Setzer na guitarra. Começando com esse disco, você ganha o seu público, garantindo um som animado e contagiante, que vai arrancar suspiros daquela sua tia gorda com aquele conjuntinho de viscose verde musgo.


Gin Blossoms - Congratulations, I´m Sorry
Quando aquela sua sobrinha pentelha e pseudo-roqueira, que ouve Evanescence e acha que é metal, começar a chatear dizendo que Rockabilly é coisa de velho, você tasca esse disco do Gin Blossoms na vitrola. Rockzin ameno, mas honesto e vibrante. Todos vão se lembrar de Follow You Down, que tocou exaustivamente nas Fms há uns dez anos.

Dick Dale - The Best Of
Se você estiver "passando" (o mais adequado seria "sofrendo") carnaval próximo a uma praia, vai ter que descolar uma opção para o tradicional axé que o seu cunhado insistirá em colocar. Aí, você usa esse disco do Dick Dale, um tremendo ás na cartola de qualquer roqueiro descolado. Surf music de qualidade, bem agradável e que vai calar a boca de quem disser que a sua seleção não está combinando com os dias de folia, além de fazer uma média com aquele seu avô doidão.

Firehouse - 3
A essa altura, o churrascão tá comendo solto e o álcool já tá fazendo efeito. É hora de aproveitar e colocar um pouco mais de peso no cardápio musical, mas, vá com calma, muita sede ao pote pode estragar seus planos de passar um carnaval sem funk, axé, pagode, sertanejo e congêneres. Esse disco do Firehouse é ótimo para essa ocasião, hard rock de primeira e se alguém reclamar do barulho, você dá uma enrolada na galera e diz que nesse disco tem uma música muito boa que já foi tema de novela. No caso, é a última faixa, I Live My Life For You, mas, até chegar lá, você já tomou umas cervejas, bem redondinhas.

Hoodoo Gurus - Electric Soup
Pode acontecer dos ânimos ficarem exaltados e você não conseguir chegar até a última faixa do Firehouse. Aí, sujiro como emergência esse disco de surf music da banda australiana Hoodoo Gurus. Dá pra ouvir numa boa, o clima das músicas é alto astral e é possível que parem de pegar no seu pé e voltem a se concentrar na carne e na cerveja.

Rata Blanca - Guerrero del Arco Iris
Vai chegar um ponto em que certamente, alguém vai contestar a sua seleção musical internacional, e vai exigir que você coloque algo cantado em português. A saída mais esperta e escorregadia é perguntar se alguém já ouviu rock em espanhol. É a chance de empurrar goela abaixo deles um Rata Blanca, tremenda banda argentina fortemente influenciada por Deep Purple e Yngwie Malmsteen, principalmente o guitarrista Walter Giardino.

Milionário & José Rico
Sempre é bom estar preparado para adversidades, e, nesses casos, ter um plano B é sempre salutar. É bem provável que o Rata assuste grande parte dos seus parentes, inclusive sua sobrinha "metaleira" e fã do Evanescence, CPM22, etc. Nesse caso, você vai ter que ceder, mas, ao mesmo tempo, já vai preparando o terreno para voltar ao rock logo em seguida. Não, não estou louco, é isso mesmo, você vai colocar o clássico de Milionário e Zé Rico no volume 8! Rapidamente, aqueles seus primos intelectualóides vão reclamar que é baixo nível, e você lá, doidão, berrando :"na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar!!!!"


Rush - Moving Pictures
A estratégia é mandar um super clássico logo em seguida, que começa com uma música conhecida de todos, já que fez parte da trilha sonora do seriado Profissão Perigo, do eterno McGayver, capaz de explodir um prédio utilizando uma carta de baralho, uma laranja chupada e um carretel de linha.


Dream Theater - Score
Lá pelas tantas, o nivel de cachaça no sangue vai estar bastante elevado, e é natural que surjam discussões filosóficas de grande interesse científico (credo!). Conversa vai, conversa vem, você vai puxar a brasa para a sua sardinha e vai lançar a seguinte provocação: "rock e música clássica são a mesma coisa, o que diferencia esses estilos são os instrumentos que são utilizados" (eu realmente acredito nisso!). Todos discordarão, é claro, argumentando que rock não tem melodia, rock é só barulho, etc, etc. Aí é a hora certa de colocar o Dream Theater com orquestra sinfônica pra rolar.


Sepultura - Roots
Se depois disso, alguém ainda quiser discutir e meter o bedelho no seu carnaval particular em torno do aparelho de som (ehehheeh), passe a mão em um espeto de churrasco, berre alguma frase do tipo Hail brothers of metal!!! e escancare o volume com "Roots Bloody Roots!!!!!!"

É isso aê, boa diversão pra você, espécie em extinção, roqueirus brazilienses rarus!!!

Nenhum comentário: