quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Rock Americano ou Rock Inglês? Qual é melhor?

Fazendo a usual consulta ao Google, the New Silicon Messiah, descobri que existem muitos artigos e até alguns fóruns sobre esse assunto, onde, como sempre, as pessoas expressam suas opiniões pessoais, citando algumas bandas de sua preferência como justificativa. Ok, expressar opiniões é um direito de cada um, e aqui vou eu expressar a minha.

Não há nenhuma dúvida quanto a origem do rock and roll, surgido nos Estados Unidos decorrente de uma variação do blues, que também teve suas origens nas terras do Tio Sam. Na década de 50 tivemos os primeiros grandes astros desse estilo, como Jerry Lee Lewis, que colocava fogo (literalmente) no seu piano, Little richard, Bo Diddley, Bill Halley, Chuch Berry (quem não conhece o hit Johnny Be Good?), além do mega-star Elvis Presley, só para citar alguns nomes. Todos americanos.














Na década de 60, além de grandes nomes norte-americanos como The Doors, Iron Butterfly, Jimi Hendrix e Janis Joplin, tivemos também grandes nomes ingleses como Beatles, Rolling Stones, Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath.













Na década de 70, tivemos movimentos bem distintos e marcantes como o hard rock (iniciado no final da década de 60), o rock progressivo, o glam rock, o punk, entre outros. Para cada movimento desses, com exceção do rock progressivo, tivemos grandes representatantes, tanto americanos quanto ingleses, apesar dos ingleses levarem uma pequena vantagem sobre os americanos em termos quantitativos. O time americano contava com: Alice Cooper, Kiss, Aerosmith, Journey, Creedence, Quiet Riot, Van Halen, The Stooges e Ramones. Já o time inglês era composto por: Whitesnake, Rainbow, Black Sabbath, Led Zeppelin, Judas Priest, Deep Purple, Queen, Yes, Genesis, Pink Floyd, Sex Pistols e The Clash.











Na década de 80, surge o que hoje denominamos heavy metal, apesar desta singela alcunha ter sido inventada na década anterior. Nesta seara, ao contrário do que ocorreu nos anos 70, temos dois gigantes, um pra cada lado: Iron Maiden e Metallica, frutos de movimentos distintos, o NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) e o Thrash Metal, da Bay Area, California. Pode-se arriscar dizer que o Heavy Metal é inglês, reforçado por Saxon e Angel Witch, e que o Thrash Metal é americano, reforçado por outras bandas como Megadeth e Slayer.














Nessa mesma década, surgiram os new guitar heroes, aqueles cidadãos que abdicam do sexo para se dedicar à guitarra e aos cabelos (quanta maldade...), e aí meu amigo, os americanos ganham de goleada: Joe Satriani, Steve Vai, Vinnie Moore e Tony Macalpine, só para citar os que me vieram à mente agora.













Bem, não é preciso continuar esta breve análise dos primórdios do rock para concluir que é besteira tentar fazer essa comparação. O rock inglês não é melhor do que o rock americano, como muitos pensam, apesar de ser inegável o avassalador número de ícones vindos daquela ilha. Apesar disso, o rock americano tem o seu valor por ter sido pioneiro, e por ter revelado importantes figuras deste planeta louco chamado Rock and Roll!!!

Apreciem os dois! Sem moderação!

2 comentários:

Geraldo disse...

Poxa, alguém poderia comentar esse post...
Não é por que fui eu que escrevi, mas ficou foda hein!

Unknown disse...

Não ficou tao foda assim! =D