segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Kamelot - Ghost Opera (2007)


Qualquer pessoa que tenha um mínimo de conhecimento do mercado musical sabe que os Estados Unidos há muito deixaram de ser um bom mercado para o rock, muito menos para o metal. Apear disso, algumas bandas norte-americanas continuam carregando a bandeira do metal bravamente. Uma delas é o Kamelot, domiciliado no estado da Flórida.

O Kamelot já possui uma carreira bem sólida, e a sua discografia é a seguinte: Eternity (1995), Dominion (1996), Siege Perilous (1998), The Fourth Legacy (2000), The Expedition (2000), Karma (2001), Epica (2003), The Black Halo (2005), One Cold Winter Night (2006) e Ghost Opera (2007). Mark Vanderbilt foi o primeiro vocalista e gravou Eternity e Dominion e quando saiu, a banda ficou meio sem rumo e parecia que o final seria inevitável. Eis que entram em cena Roy Khan (ex-Conception) e Casey Grillo.

A diferença entre o primeiro vocalista e o estreante Khan fez-se perceber nos primeiros acordes de Siege Perilous. Enquanto Mark Vanderbilt adorava agudos estridentes, o que invariavelmente comprometia sua interpretação, Roy Khan navegava por mares mais seguros, permanecendo na praia dos médios e graves, porém, com extrema competência.

A estabilidade na formação fez muito bem ao Kamelot, e graças a ela, Thomas Youngblood (guitarra), Roy Khan (voz), Glenn Barry (baixo), David Pavlicko (teclados) e Casey Grillo (bateria) continuam se superando a cada novo trabalho. Depois do excelente The Black Halo, que rendeu um cd e dvd ao vivo chamado One Cold Winter Night, Thomas Youngblood & Cia voltam com um trampo ainda mais complexo em termos de produção, com muitas partes orquestradas (ouça a belíssima Anthem), samplers, vocais líricos, intermissões acústicas (eita!).

Um trabalho complexo, para ser apreciado como um todo, e não apenas uma música isoladamente. Alguns blogs compararam esse play do Kamelot com o primeiro disco solo da Tarja (ex-Nightwish), mas , Ghost Opera só tem ópera no nome, pois a guitarra de Tom come solta o tempo todo!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

taê uma banda que sou fã de carteirinha!

Geraldo disse...

O Kamelot é realmente a melhor do metal melódico atualmente, com o fim do Stratovarius.