quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Avantasia - The Scarecrow (2008)

Tenho que tirar o chapéu para esse rapaz, o Tobias Sammet. Já comentei aqui que não conseguia levar o Edguy muito a sério, principalmente no começo da carreira, mas, acompanhando a evolução dos caras e, principalmente o projeto paralelo de Sammet, o Avantasia, tive que reconhecer que o sujeito é muito talentoso e está cada vez melhor, tanto como cantor quanto como compositor.


Uma prova disso é Scarecrow, recém saído do forno, que mantém a fórmula metal opera, contando com muitas participações especiais. Só que desta vez o cara apelou... tá querendo o que, que a gente morra do coração? Em quatro faixas, Scarecrow, Devil in the Belfry, I Don´t Believe in Your Love e Another Angel Down, Sammet traz um monstro do metal, o mais perfeito cover de Coverdale que já pisou a face da Terra, o impecável e sempre matador Jorn Lande (ex-um monte de coisas); na terceira, Shelter From the Rain, trouxe nada menos que o insuperável Michael Kiske (ex-Helloween).


Na quarta faixa o ouvinte tomará um susto...o cara convidou o Bon Jovi? Não, ele surtou mesmo, está com complexo, mas é passageiro, haieuhaiuehaiiaeu. E daí, qual o problema em parecer com essa banda americana? Eu gostei, e além do mais, não é tão parecido assim. Na quinta faixa é a vez da suave voz de Amanda Somerville (Aina) marcar presença, num clima bem intimista e quase new age, com orquestra e tudo mais...o cara tá pegando pesado, que produção!

Em The Toy Master, Sammet coloca ninguém menos do que Alice Cooper pra cantar! Muito bom! Um clima oriental, misterioso, sensacional! A tiazona ainda detona! Além disso, como se já não fosse o bastante, ainda temos as participações de Roy Khan (Kamelot) na poderosa Twisted Mind, que abre o disco, e ainda Kai Hansen e Rudolf Schenker, que detonam nas guitarras em várias faixas.

No geral, esse disco é um pouco mais lento do que os dois anteriores, mas, isso não quer dizer que seja pior, muito pelo contrário, apenas está mais variado do que os seus antecessores, mantendo os refrões grandiosos, épicos e marcantes. Mas, o que mais me chamou a atenção desta vez foi a primorosa produção. Dá pra perceber que cada detalhe foi pensado, trabalhado e estudado. Excelente começo de ano hein!

Nenhum comentário: