quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Crematory - Pray (2008)

O Crematory foi a primeira banda de gothic metal que ouvi na vida. O disco em questão foi Awake, de 1997, e o que mais me impressionou foi o fato dos caras conseguirem fazer um som ao mesmo tempo gótico e empolgante, isto é, os elementos depressivos do gótico estão lá, mas, o som não é depressivo o tempo todo, muito pelo contrário, é possível até bangear numa boa.

Depois de flertar com elementros eletrônicos, principalmente no álbum Revolution (2004), os alemães do Crematory voltam à moda antiga, com guitarras muito pesadas, beirando o nu metal, teclados marcantes, piano e o tradicional vocal gutural dividindo os microfones com os vocais limpos, ambos masculinos. Aliás, esse é um dos diferenciais da banda, pois os duetos Beauty and the Beast se tornaram quase uma praga do final dos anos 90 até hoje.

Impossível ficar indiferente à segunda faixa, Left the Ground, onde o destaque é um instrumento chamado theremin, inventado no começo do século XX por um músico e inventor russo chamado Leon Theremin. Todos lembram de discos voadores e fantasmas quando ouvem o som desse instrumento, pois ele era usado como efeito especial em filmes de ficção científica para fazer tais sons.

Um grande álbum, com uma produção simples, porém, com um som muito poderoso, na cara, e sem muita frescura, afinal, estamos falando de rock and roll meu amigo, e esses caras estão na estrada desde 1993 e sabem muito bem o que querem.

2 comentários:

Anônimo disse...

cara, baxei o disco meio que sem acreditar que essa banda fosse tão boa!

já tou procurando os outros deles, e recomendando por aí...

grande post!

Anônimo disse...

Crematory nunca decepciona. Gostaria que a banda tivesse mais destaque na cena. Deste CD novo a música "Burning Bridges" é de fazer chorar de tanta emoção. Pancada bonita.