quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Heaven and Hell - velhinhos mas em excelente forma!


Quando Ozzy Osbourne decidiu sair definitivamente do Black Sabbath em 1979, uma grande interrogação tomou conta dos fãs e da crítica especializada: a banda vai continuar sem Ozzy? quem vai substituir o madman? Por outro lado, também se perguntavam: e quanto a Ozzy? vai seguir carreira solo? quem vai substituir Iomi, Geezer e Ward?


Ozzy de fato iniciou uma carreira solo e obteve muito sucesso, auxiliado (e empresariado) por sua esposa Sharon, e, com certeza, ganhou muito mais dinheiro e fama sozinho do que nos dez anos que passou pelo Black Sabbath. Mas, e quanto ao Sabbath? Bem, para o posto de frontman, Tony Iomi convidou Ronnie James Dio, recém saído do Rainbow, e uma nova página da gloriosa história do Sabbath estava começando a ser escrita. Entre 1980 e 1982, Dio gravou três discos, Heaven and Hell, Mob Rules e Live Evil, mudou completamente a cara do Sabbath, que passou a se apresentar de forma mais técnica e menos instintiva, mas não menos genial.



Com sérios problemas de saúde, provocados pelo abuso de drogas e álcool (não necessariamente nessa ordem), Bill Ward gravou Heaven and Hell, mas não gravou Mob Rules nem Live Evil. Quem assumiu as baquetas nesses dois discos foi Vinnie Appice, que saiu junto com Dio, acompanhando-o em sua carreira solo.


O Black Sabbath continuou sua história, e por lá passaram: Ian Gillan, Glenn Hughes, Cozy Powell, Neil Murray, Boby Rondinelli, Ray Gillen e Tony Martin, até que em 1992, dez anos após o Live Evil, Dio-Iomi-Geezer-Appice resolvem se juntar novamente e gravar um disco. O resultado foi o poderosíssimo Dehumanizer, cuja turnê passou inclusive pelo Brasil.



Para grande surpresa e alegria de todos os fãs (me incluam nessa!), eis que no ano passado, ou seja, 15 anos depois do lançamento de Dehumizer, aquela que ficou conhecida como 3ª grande formação do Sabbath resolveu se juntar novamente e escrever mais uma página de sua história. Lançaram uma coletânea contendo três músicas novas chamada The Dio Years e imediatamente colocaram os pés na estrada. Uma das apresentações da turnê foi gravada e chamada de Live From Radio City Music Hall, que agora tenho em mãos.



Bem, o que eu posso dizer sobre este show: INVEJA! A única coisa que me veio à cabeça na hora que assisti: "Que inveja de quem estava lá!" Assistir a Tony Iomi, Geezer Butler, Vinny Appice e Ronnie James Dio executarem com precisão e muita garra, principalmente por parte de Dio, petardos como After All, Computer God, Lady Evil, Falling of The Edge of The World, Voodoo, Sign of The Southern Cross, Die Young, Lonely is The Word e Neon Knights é algo de deixar qualquer fã de queixo caído, pasmo, estupefato e abobado!!!



Apesar da idade avançada, das calvícies proeminentes e de alguns quilos a mais (só por parte de Appice e Butler), o quarteto mágico ainda detona com força. A produção do dvd é fantástica, o cenário é sombrio, e a música, ah, a música...INVEJA!!!!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

EU QUERO ESSE SHOW!!!!

INVEJA!!!!!!!!!!!!!!!!


cara, o áudio do Dio Years eu tenho, nem precisa dizer neh... INVEJA!

arrepiante!

Tine Araujo disse...

OIE!!!

Obrigada pela visita!!! Sempre que posso visito vocês!!! Já inclui no meu BlogRoll

Abração