segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

True Symphonic Orchestra - Concerto in True Minor (2008)


Um projeto audacioso juntando um cantor de rock, JAMES LABRIE (Dream Theater) e dois tenores mundialmente famosos (isso quer dizer, menos no Brasil), THOMAS DEWALD e VLADIMIR GRISHKO. Na verdade trata-se de uma versão roqueira dos 3 tenores, que reuniu no passado três gigantes da música clássica, Plácido Domingo, Jose Carreras e Luciano Pavarotti (R.I.P.).

Luciano era o mais pop dos três tenores, tendo participado de gravações com U2 e outros artistas, mas deve ter se virado no caixão ao ouvir isso...ehehehe. Estou dizendo que o disco é ruim? De forma alguma, caso contrário, não perderia meu tempo comentando aqui, mas, acho que para transitar nesse universo clássico é preciso ter muito cuidado. Eu explico.

As versões das músicas aqui interpretadas já tinham recebido versões praticamente irretocáveis anteriormente, por diversos artistas de peso como Andrea Bocceli, Pavarotti (esse de peso mesmo!), Frank Sinatra, entre outros, e tentar reiventá-las é uma tarefa árdua e perigosa, mas louvável ao mesmo tempo, pela coragem de quem se propõe a fazê-lo.

Os tenores não decepcionam, mandam realmente bem. LaBrie dá conta do recado, mas, dá umas deslizadinhas aqui e acolá. Temos que dar um desconto, ele está pisando em um terreno desconhecido.

À serguir, um breve comentário sobre algumas músicas:

Nessun dorma é um clássico e foi imortalizada por Luciano Pavarotti. Aqui ganhou uma versão rock meia boca, devidamente destruída pela banda, e por LaBrie, que começa bem mas dá sua escorregada clássica no final. A versão do Manowar é bem superior.

My Way é um clássico do repertório de Frank Sinatra, e aqui ganhou uma versão Dream Theater, interpretada por LaBrie. Ficou boa, mas prefiro a versão do Sex Pistols, apesar de menor em qualidade, é muito maior em personalidade.

Singing in the Rain era o tema de Fred Astaire no clássico homônimo de Hollywood. Aqui, foi devidamente destruída, como essa banda é sem noção!

Memories, do musical Cats, fica muito boa na voz de LaBrie, mas a banda f... tudo quando resolve quebrar demais o andamento. Holy shit!!! Quem contratou esses caras?

La Donna e Mobile ganhou uma versão thrash (OMG!) e...ficou literalmente um lixo!

O Sole Mio ganhou versão prog metal. Ficou interessante, mas fica a sensação de um corre pra lá e outro corre pra cá, ehehehehe. Um verdadeiro caos.

Dein Is Mein Ganzes Herz é desconhecida pra mim, mas, apesar disso, achei que foi a primeira vez no álbum que a banda e a orquestra se entenderam com os cantores. Muito boa!

Em Funiculi Funicula voltam a acertar a mão! A música naturalmente pede um andamento metal! Boa!

Brazil é outra que detona! Pena que só dura um minuto e pouco...

Enfim, vale a pena o download para os fãs de LaBrie e para os de mente aberta, bem aberta, quase um traumatismo craniano.

Download por minha conta e risco (estou avisando hein...)


Nenhum comentário: