quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Black Sabbath - Forbidden (1995)


Execrado pela maioria como um dos piores discos que o Black Sabbath já gravou, Forbidden, último disco de estúdio gravado pela banda, apresenta uma boa qualidade, e foi muito injustiçado, inclusive por mim.


Comprei o disco assim que ele saiu, em 1995, empolgado pelo petardo Cross Purposes, lançado no ano anterior. Pois bem, assim que cheguei em casa com o cd nas mãos (sim, eu sou da época em que se compravam cds...), coloquei-o pra rodar, bastante ansioso e com grandes expectativas.


Foi pior que um balde de água fria. Achei tudo muito ruim, e com exceção das semi-açúcaradas Can't Get Close Enough e I Won't Cry For You , nada me agradou pra valer. Tentei ouvir o cd algumas vezes depois, afinal de contas, quando a gente compra um cd, a gente se esforça pra gostar, mas, foi em vão.


Hoje, quase quinze anos depois (meu Deus!), coloquei o cd pra rolar enquanto dirigia. Nada como uma década e meia para aprimorar o faro metálico, achei o cd bem constante e com músicas no mínimo interessantes. É verdade que nenhuma consegue empolgar, e fica uma sensação de sobras de estúdio do Cross Purposes.


Apesar disso, considero válido o download para aqueles que não completaram sua coleção sabbathiana, e também para aqueles que curtem o trabalho dos integrantes da banda, naquela ocasião formada por ninguém menos que Cozy Powell (R.I.P.), Neil Murray e Tony Martin, além, é claro, da figura mais misteriosa do mundo do rock, o tecladista Geoff Nichols (será que ele existe mesmo? em qual banda ele tocou além do Sabbath?).


Um outro fator que torna Forbidden um disco necessário à sua coleção é que foi o último registro (até agora) de um long play da banda no estúdio. Depois dele, Sir. Iommi envolveu-se com os Retornos das duas formações mais fuderosas da banda, a original com Ozzy e a posterior, com R. J. Dio, essa bem recentemente.


É isso galera, bom 2009 com muito rock and roll na orelha!

4 comentários:

Líbia B. Brígido disse...

Poxa quando comprei esse cd, eu tb estava empolgada pra ouvir e sentir a mesma sensação.. por esses dias vou ouvir de novo pra ver o q eu acho, pq nas outras vezes ouvindo eu lagrimava de tanta decepcão...

Anônimo disse...

SOU DO MARANHÃO E TÔ TRABALHANDO NA ILHA DO MARAJO E QUANDO VOU PRO THABALHO E SÓ O QUE OUÇO FORBIDEN E VARADA.

Igor disse...

Eu curtio muito esse disco.

Edu Vinil disse...

não conheço este trabalho do Black Sabbath, mas preciso conseguir o vinil, so falta o Forbidden para completar minha coleção.