sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sirenia - The 13th Floor (2009)



Intenso. Se fosse possível resumir The 13th Floor, o novo trabalho do Sirenia em uma única palavra, esta seria a mais adequada. Metal gótico com vocal feminino se tornou algo banal, por vezes enjoativo, devido ao grande número de bandas que resolveram sair do armário e pegar o vácuo de legítimos gigantes do estilo como Nightwish e legítimas farsas (porém com toda mídia) como Evanescence (por onde anda esse povo?). Contudo, de vez em quando somos surpreendidos com trabalhos como esses, feitos com coração por quem realmente respira o gothic way of life.


Desta vez o ex-Tristania e faz-tudo-da-banda, Morten Veland, caprichou pra valer. Os climas sombrios, por vezes tétricos, criados quase sempre por vocalizações poderosas de coros masculinos e intervenções guturais contrastados pela bela voz de Ailyn (olha a foto da moça abaixo...que cintura é essa meirmão!) vão caminhando melodicamente para refrões grandiosos, conduzidos por uma guitarra bastante pesada e camas de cordas e teclados.



Um trabalho para ser apreciado no seu todo, as composições inspiradas, a execução impecável e a produção primorosa. Dá gosto de ouvir um trabalho com um nível de profissionalismo que não deixa nada a desejar aos maiores artistas de outros gêneros musicais. Metal é coisa muito séria, ainda mais na Noruega.

Baixando!


Nenhum comentário: