sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Hurd - The Best Collection 1 (2006)

Caríssimos frequentadores do blog, o rock/metal é realmente uma linguagem universal. Ainda não conheci nenhuma banda vinda do continente africano, mas, com certeza deve haver. Na verdade, acredito que não exista nenhum país do mundo em que o estilo evoluído do blues americano não tenha penetrado (eita). Onde houver jovens e rebeldia, lá estará o bom e velho rock and roll. Tive mais uma prova disso agora, ao descobrir o Hurd, banda formada na Mongólia.

O som da banda é bem interessante, basicamente metal, e me espantei pelo fato de não haver muitos clichês, apenas um leve cacoete de Iron Maiden em algumas músicas. O destaque é para as letras, todas cantadas em um idioma que, presumo eu, seja o mongol, língua oficial da Mongólia.

Acredito que rock é cultura, e uma oportunidade como essas não deve ser desperdiçada, vamos aprender mais sobre a Mongólia?


A Mongólia é um país asiático sem saída para o mar tendo a Rússia ao norte e a China a leste, sul e oeste. Sua capital é a cidade de Ulaanbaatar, que concentra um terço da população total do país.


Os mongóis ganharam fama no século XII, quando, sob a liderança de Gengis Khan, conquistaram um imenso império euroasiático. Depois da morte do seu líder, o império foi dividido em vários e poderosos estados mongóis, mas estes entraram em decadência e foram dissolvidos no século XIV. Gengis Khan foi o segundo maior conquistador da história, atrás apenas de Alexandre o Grande (atrás? assim ele apaixona...)


Os mongóis acabaram retornando às suas fronteiras originais (anteriores a Gengis Khan), e, no final do século XVII, foram dominados pelos chineses. O país retomou sua independência em 1921, com apoio soviético, e um regime comunista foi instaurado em 1924. Após uma revolução democrática pacífica, o Partido Revolucionário Popular da Mongólia (PRPM), ex-comunista, venceu as eleições em 1990 e 1992, mas foi derrotado pela Coalizão Democrática Unida (CDU) nas eleições parlamentares de 1996.
(texto retirado da wikipedia e adaptado )


Um dado interessante é que a Mongólia era o país com a menor densidade demográfica do mundo, com menos de um habitante por quilômetro quadrado (dado dos anos 60).


Um comentário:

Anônimo disse...

rapá, é foda, em ingles nenguim já fala que rock nao presta, EM MONGOL ENTÃO!!!!!


ah, depois eu leio o texto... EU QUERO É BAIXAR!!! BAIXAR!!!

MUAAA HAHAAAAAAAA