quarta-feira, 15 de abril de 2009

Green Day - Insomniac (1995)


Em 1994 eu estava me despedindo da fase teen, e como todo adolescente daquela época, fiquei doido com um disco chamado Dookie, de uma banda norte-americana chamada Green Day. O estrondoso sucesso se devia em grande parte às faixas arrasa-quarteirão Basket Case, She, When I Come Around e Welcome do Paradise. Resultado: Dookie atingiu o segundo lugar na Billboard e vendeu 25 milhões de cópias, sendo 10 milhões nos EUA e 15 milhões ao redor do mundo.

Ouvindo hoje aquele som, exatos 15 anos depois proporcionam isenção na análise da música praticada pelo trio estadunidense, e posso garantir que apesar do grande apelo comercial, Dookie é um grande disco, muito bem tocado e muito bem produzido. A banda praticava um som com fortes influências punk, porém com bastante açúcar na composição, o que deu origem a classificações como poppy-punk, termo que acho bastante apropriado.

Pois bem, no ano seguinte, o Green Day lançou seu quarto álbum de estúdio, intitulado Imsomniac, que não alcançou o mesmo sucesso de vendas que o seu antecessor, em grande parte por ser mais pesado e menos apelativo comercialmente falando. Ora, eu disse mais pesado? Sim, e justamente por isso, considero esse o melhor trabalho já lançado pela banda.

Os rapazes estavam especialmente inspirados e nervosos nesse Imsomniac. Billie Joe Armstrong canta muito bem, mas como guitarrista é um excelente vocalista (4 cordas seriam mais do que suficiente para ele). Em compensação, o baixista Mike Dirnt toca pelos dois juntos. Exímio músico para o estilo punk (no qual não é muito comum encontrar exímios músicos), e com certeza, o melhor baixista do gênero, criando linhas de baixo tão seguras e harmoniosas que você nem vai sentir muita falta da guitarra. O batera Tré Cool é muito bom também, formando uma cozinha matadora juntamente com Mike.

Imsomniac foi platina dupla nos EUA, mas não igualou o sucesso de Dookie. Apesar disso, se tivesse que recomendar um único álbum do Green Day para os ilustres frequentadores desse humilde blog, recomendaria exatamente esse! Não destaco nenhuma faixa, pois costumo ouvi-lo por inteiro, do começo ao fim, sem parar de balançar a cabeça!

Baixe, confira e comente!

Obs.: Cinco anos após o lançamento do álbum American Idiot, a banda lançará seu mais novo trabalho em 15 de maio próximo. Estamos esperando ansiosamente!

4 comentários:

Anônimo disse...

GRIN DÊI?!?!?!!?

BLOG TRAIDOR DO MOVIMENTO!!!!!!!

Geraldo disse...

Mas você bem que baixou...admita seu lado playboy de ser!!!

Anônimo disse...

tá, admito... mas já apaguei!

hehehehe

coffee and cigarettes disse...

Haa eu achei o seu blog muito interresante sou muito fã do green day, concordo com tudo o que foi dito sobre eles, acho que são realmente uma banda muito fodha..