sexta-feira, 3 de abril de 2009

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer (2007)




Hoje venho vos falar de um livro. Isso mesmo, headbanger também lê, principalmente quando o assunto do livro é MÚSICA!

Parto do seguinte princípio: quem ouve rock/heavy e congêneres, ao contrário do que se imagina, é mais tolerante do que quem só ouve samba, bossa nova, axé, sertanejo, etc. Explico.


Coloque um disco do Pantera para rolar numa festa. Quem é fanático por axé vai dizer em menos de 30 segundos "Tira isso ae pô!"

Agora, coloque qualquer disco de axé em uma festa. O headbanger vai ficar na dele, suportará numa boa (apesar de beber muito mais pra ver se fica logo em coma pra não ter que ouvir mais uma aula de alfabetização baiana "lê lê lê aiá aiá").


Portanto, quem ouve rock consegue suportar outros estilos. Já quem ouve outros estilos tem a tendência de ser mais intolerante musicalmente. Claro que isso não é uma regra, mas funciona na maioria dos casos.


Pois bem, partindo deste princípio, o livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer será um deleite para os fãs do rock, ou da boa música de forma geral. O trabalho de editoração é muito bem feito, com a capa dos discos, fotos dos artistas, comentários e curiosidades sobre as bandas, dispostos em ordem cronológica de 1955 até 2007. São 960 páginas coloridas, uma verdadeira bíblia musical!

O livro privilegia o pop rock, mas tem praticamente de tudo: Frank Sinatra, Madonna, Michael Jackson, Britney Spears, Beatles, Metallica, Pantera, Ac/Dc, etc,etc. Ele foi organizado por dRobert Dimery, mas participaram dele 90 críticos especializados em música. Como a maioria é americana, pode-se considerar que o livro é um belo tratado sobre o que de melhor já foi feito nas terras do tio Sam até hoje. São raríssimas as citações a artistas estrangeiros, e isso é uma crítica que pode ser feita ao trabalho.

Mas, imaginem só quantas páginas deveria ter um livro para abranger toda a boa música feita ao redor do mundo todo em mais de cinquenta anos?
Bora ler cambada!

Nenhum comentário: