segunda-feira, 10 de março de 2008

Van Halen - Balance (1995)

Amadurecimento, em geral, traz benefícios para qualquer um, porém, para uma banda de rock, isso pode significar decadência. Quantas e quantas bandas, depois de algumas décadas de estrada, começam a demonstrar sinais de desgaste, e o melhor que conseguem fazer é um cover de si mesmos, e olhe lá. Pois bem, o Van Halen, que lançou seu primeiro álbum em 1978 (clássico absoluto!), fugiu a essa regra.

Lançado em 1995, Balance é um trabalho magnífico, cujo título traduz exatamente o seu conteúdo, um equilíbrio entre peso e melodia, agressividade e suavidade. O amadurecimento trouxe muitos benefícios para a banda, principalmente para o estilo de tocar de Eddie Van Halen. Ouça as três primeiras faixas, Seventh Seal, Can´t Stop Lonvin´You e Don´t Tell Me (Waht Love Can Do) e perceba como ele está tocando limpo, mas ao mesmo tempo pesado. A tradicional divisão base/solo foi praticamente abolida, o que torna Eddie um guitarrista diferenciado, além, é claro, dos seus solos, que continuam sendo nitroglicerina pura!

O lado baladeiro da banda foi bem explorado nesse trabalho. Além da já citada Can´t Stop Lovin´You, tocada até a exaustão nas rádios naquela época, temos também Not Enough e Take Me Back (Deja Vu), mas não se engane, o jeito vanhaleano de fazer baladas é único. Confira aqui, mas não se esqueça, respeite os direitos autorais, apague os arquivos em 24 horas, e se gostar, compre o cd!!!

Um comentário:

[>Dallai<] disse...

Van Halen é foda... Isso já resume o som dos caras. Balance, em especial, é um dos meus prediletos, mais novo, com o grupo amadurecido. Seventh seal é disparada a melhor do disco, com seu riff arrastado e pesado, com o vocal em sua melhor fase!