segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Pepeu Gomes - 20 Anos - Discografia Instrumental (1998)

Eu sei, eu sei, este blog é dedicado ao rock and roll e todas as suas vertentes, mas não consegui ficar imune à música desse disco e resolvi divulgar, pois acima de tudo, trata-se de material do mais alto gabarito. Além do mais, sempre costumo dizer o seguinte: quem ouve rock tem o ouvido mais eclético, por que, eventualmente, consegue ouvir outros estilos; já quem ouve outros estilos, raramente consegue ouvir rock.

Discografia Instrumental é um inventário sobre a carreira instrumental de Pepeu Gomes, resgatando, na íntegra, as músicas do seu primeiro trabalho solo, Geração de Som (1978) e Instrumental on the Road (1989), além de outras coisas. Portanto, você não vai ouvir aqui Sexy Iemanjá, Mil e Uma Noites de Amor ou Masculino e Feminino, que alavancaram a carreira dele como cantor na década de 80.

Ao contrário, você vai ficar embasbacado e de queixo caído quando ouvir o que este baiano "retado" é capaz de fazer com a guitarra, violão, bandolim, cavaquinho, etc, etc, ... A primeira grande surpresa para quem só conhece sua carreira de cantor ao lado de sua ex-esposa Baby Consuelo, é descobrir que ele passeia com extrema classe por diversos estilos, da bossa nova e do jazz à salsa, merengue, chorinho, rumba, e sei lá mais o que, sempre acompanhado de excelentes músicos, que também dão um show à parte. Destaque para as sensacionais Cartagena, Amazônia e o estupendo pout-pourri Lamento/Noites Cariocas/Aquarela do Brasil/Assanhado/Brasileirinho, uma aula de técnica e de interpretação!

É meu amigo, se você ainda acha que Steve Vai, Joe Satriani e Steve Morse são os únicos guitarristas do mundo, você ainda precisa entender muita coisa, e a principal delas é o seguinte: o que importa na música é ter estilo, e isso Pepeu Gomes tem de sobra! Caso contrário, não teria sido convidado tantas vezes para tocar no festival de Montreaux e não teria sido considerado pela revista Guitar World o melhor guitarrista da América Latina! Chupa essa manga!

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)