sábado, 11 de outubro de 2008

David Gilmour - Live in Gdansk (2006)


Sou fã de Pink Floyd, antes e depois de Roger Waters. Depois da saída do Rogério Águas, fiquei ainda mais fã do David Gilmour, guitarrista com um feeling incrível e que acumulou a função de vocalista principal da banda, mostrando-se soberbo nessa função.

De uma certa forma, a sede dos fãs do Pink Floyd por novos álbuns da banda pode ser amenizada com os discos solo da carreira de Gilmour, iniciada no final da década de 70, e que, ainda hoje, carrega o estilo que o consagrou na sua banda original.

Nostalgia. É exatamente isso que esse Live in Gdansk nos traz. O registro em cd duplo começa com a insuperável sequência Breathe-Time-Breathe (Reprise), em que Gilmour mostra que os anos que se passaram não foram capazes de apagar sua bela voz e sua pegada absolutamente sensacional na guitarra. Em seguida, temos muitas canções do seu mais recente trabalho solo, On An Island.

No segundo cd, essa nostalgia se transforma em pura emoção, quando Gilmour nos presenteia com versões bem pessoais de Shine on Your Crazy Diamond, Fat Old Sun, High Hopes, Echoes, Wish You Were Here, A Great Day For Freedom e até uma versão para Astronomy Domine, da fase jurássica da banda com Syd Barret, seu antecessor.

Live in Gdansk foi gravado na Polônia em 2006, em comemoração da revolução desse pais ocorrida em 1980. Gilmour e sua banda foram acompanhados pela orquestra polonesa Baltic Philharmonic Orchestra, conduzida por Zbigniew Preisner e com Leszek Mozdzer ao piano. Além disso, esse registro é bastante especial pois conta com a última participação de Richard Wright, falecido recentemente.

E por falar em Rick Wright, nós, fãs do Pink Floyd, ficamos à deriva na esperança de ver um sucessor para o fantástico The Division Bell (1994). Pelo jeito não teremos esse prazer, a não ser que tenham deixado algo gravado. O jeito é continuar ouvindo os brilhantes trabalhos solo desse sessentão chamado David Gilmour.

Disco 1
Disco 2

Nenhum comentário: