quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Blogs no meu Favoritos - Parte 2

Continuando a série de dicas sobre os blogs que garimpei na net, aí vai a segunda parte:

Hard & Heavy - Atualizado constantemente, e, como o próprio nome sugere, com muito heavy e hard rock, principalmente, mas não exclusivamente, setentista.

Rock, Blues & Afins - Muito rock and roll além de resenhas e biografias. Interessante blog.

The Voice of Rock - Taí uma coisa que só é possível graças ao advento dos blogs: a hiperespecialização. Imagine que esse blog é inteiramente dedicado ao The Voice of Rock Glenn Hughes. Tem absolutamente tudo o que o cara gravou, seja no Trapeze, Deep Purple, Black Sabath, participações, etc, etc.

El Blog de Rock 'N' Roll - Blog de Porto Rico, parado há quase um mês, mas com um bom acervo de hard e metal.

The Discipline of Steel - Muito metal, nos mais variados estilos, do gótico ao tradicional. Atualizado frequentemente.

-21 grams - Interessante mix de rock, hard, metal e instrumental. Atualizado constantemente.

Moqueca Rocker - Clássicos do rock e do metal. Bastante interessante e boa referência para marujos de primeira viagem.

SérieEchoes - Rock progressivo. Lugar para encontrar desde clássicos a raridades no estilo.

Ocean Soul - Precisando conhecer bandas da Hungria? Finlândia? Suécia? Esse é o seu blog.

Isso ae! Bons downloads! E viva a liberdade na Net!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mr. Big - Bump Ahead (1993)


Depois do estrondoso sucesso, tanto de crítica quanto de público, do álbum Lean Into It (1991), que continha clássicos como Daddy, Brother, Lover, Little Boy (melô da furadeira elétrica), Green-Tinted Sixties Mind, Voodo Kiss, a super balada Just Take My Heart e a mega-baladinha-de-FM To Be With You, parecia impossível que o Mr. Big conseguisse repetir a dose no álbum seguinte.


Em 1993, Billy Sheehan, Paul Gilbert, Eric Martin e Pat Torpey lançam Bump Ahead, e conseguem manter o mesmo nível de Lean Into It, porém, com um apelo comercial ainda maior. É impossível não cantar o refrão de Colorado Bulldog, hardão de primeiríssima que abre o play, com o acelerador no talo. A impressão que tenho é que Sheehan e Gilbert não são deste mundo.


Três momentos bastante açucarados estão presentes: Promise Her The Moon, Nothing But Love e Wild World, cover de Cat Stevens . Ainda não apareceu uma banda que pudesse superar o Mr. Big no quesito "música pra namorar". Impressione sua namorada colocando essas músicas pra rolar, rs.


Idolatrado no Japão, mas odiado por alguns que acham que a banda não passa de uma cambada de nerds acrobáticos, o Mr. Big mostra nesse disco que, mesmo que você não curta o som dos caras, fica ímpossível não reconhecer a competência e o talento dos mesmos. Para quem curte, no final das contas, não importa essa estória de nerds, o que importa mesmo é que o som é de primeiríssima e dá pra ouvir sozinho ou muito bem acompanhado.

Baixar!

sábado, 11 de outubro de 2008

David Gilmour - Live in Gdansk (2006)


Sou fã de Pink Floyd, antes e depois de Roger Waters. Depois da saída do Rogério Águas, fiquei ainda mais fã do David Gilmour, guitarrista com um feeling incrível e que acumulou a função de vocalista principal da banda, mostrando-se soberbo nessa função.

De uma certa forma, a sede dos fãs do Pink Floyd por novos álbuns da banda pode ser amenizada com os discos solo da carreira de Gilmour, iniciada no final da década de 70, e que, ainda hoje, carrega o estilo que o consagrou na sua banda original.

Nostalgia. É exatamente isso que esse Live in Gdansk nos traz. O registro em cd duplo começa com a insuperável sequência Breathe-Time-Breathe (Reprise), em que Gilmour mostra que os anos que se passaram não foram capazes de apagar sua bela voz e sua pegada absolutamente sensacional na guitarra. Em seguida, temos muitas canções do seu mais recente trabalho solo, On An Island.

No segundo cd, essa nostalgia se transforma em pura emoção, quando Gilmour nos presenteia com versões bem pessoais de Shine on Your Crazy Diamond, Fat Old Sun, High Hopes, Echoes, Wish You Were Here, A Great Day For Freedom e até uma versão para Astronomy Domine, da fase jurássica da banda com Syd Barret, seu antecessor.

Live in Gdansk foi gravado na Polônia em 2006, em comemoração da revolução desse pais ocorrida em 1980. Gilmour e sua banda foram acompanhados pela orquestra polonesa Baltic Philharmonic Orchestra, conduzida por Zbigniew Preisner e com Leszek Mozdzer ao piano. Além disso, esse registro é bastante especial pois conta com a última participação de Richard Wright, falecido recentemente.

E por falar em Rick Wright, nós, fãs do Pink Floyd, ficamos à deriva na esperança de ver um sucessor para o fantástico The Division Bell (1994). Pelo jeito não teremos esse prazer, a não ser que tenham deixado algo gravado. O jeito é continuar ouvindo os brilhantes trabalhos solo desse sessentão chamado David Gilmour.

Disco 1
Disco 2

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Blogs no meu Favoritos - Parte 1

Vez ou outra algum amigo me pergunta: "Bixo, como é que você consegue essas coisas?" Eles estão se referindo à garimpagem por mim executada nos blogs roqueiros espalhados mundo afora, que costumam render, além das principais novidades, coisas raras e algumas muito estranhas, rs.

Pois bem, numa atitude humanitária e deveras altruísta, resolvi abrir o meu menu de Favoritos, para que os fiéis frequentadores deste humilde blog, e amantes do verdadeiro rock/metal possam desfrutar das maravilhas propiciadas por este veículo assaz intrigante chamado Internet.

Hoje, o meu Favoritos consta do seguinte:

Combe do Iommi - Blog nacional atualizado diariamente. Sempre traz as novidades mas sem nunca esquecer dos clássicos e até de algumas raridades. Especializado em rock, hard rock e metal.

Liquid Progressions - Blog nacional atualizado diarimente. Este é o lugar para encontrar os lançamentos do metal em geral, especialmente power, melódico e progressivo.

Insane Vastlands - Blog da América Central, atualizado diariamente. Muita blasfêmia! Se não gosta de black metal, passe longe.

Black Sabbado - Blog de Recife atualizado semanalmente. Não tem muita quantidade, mas às vezes aparecem raridades que valem muito a pena conferir.

Fireball - Blog de São Paulo atualizado frequentemente. Especializado em discografias, sempre trazendo as biografias também. Muito interessante para quem curte as bandas além do som.

MusicSharing4all - Atualizado diariamante. Tem de tudo, de clássicos do rock e do metal a coisas desconhecidas e bem underground. Traz discografias completas com frequência.

Cogumelomoon - Não é mais atualizado, mas também não precisa, pois tem absolutamente TUDO ao que se propõe: resgatar o pop/rock nacional dos anos 70, 80 e 90. Se você sente saudade de João Penca e Seus Miquinhos Amestrados, Dr. Silvana, Egotrip, Uns e Outros, etc, este é o lugar perfeito. Nota 10!

Power Ride - Heavy metal e hard rock. Traz principalmente as novidades.

Blizzard of Sabbath - Blog de Hellcife, não atualizado com muita frequência. Só metal, do thrash ao tradicional.

Caverna do Som - Esquisitices, lançamentos, clássicos, enfim, de tudo um pouco. O legal é que não apenas disponibiliza os links, mas faz excelentes e esclarecedores comentários sobre os plays. Muito parecido nesse ponto com o 7th Son, inclusive na humildade.

Black Bartolomeu - Anda meio paradão ultimamente, mas é um bom blog, e pode-se encontrar lá alguns clássicos do rock e do metal.

Estação Elétrica - Mais um bom blog para procurar por clássicos. Também anda meio parado.

Stay Rock - Blog muito bacana com lançamentos, bandas nacionais desconhecidas do grande público e algumas pérolas do rock and roll mundial.

Sangue Arterial - Blog inteiramente dedicado ao White Metal, ou, se preferirem, Christian Metal. Sensacional, tem praticamente tudo desse estilo. Estou sempre por lá, e minha última grande descoberta nessa área, o Bloodgood, deve-se a este excelente blog.

Listen Before You Die - Blog bem legal, com enquetes, frases do rock, e, claro, muitos links de lançamentos de metal. Mas, tem um grande defeito na minha opinião: as músicas estão todas em wma.

MusicGrátis.org - Tem de tudo, um verdadeiro carnaval na zona. De Martinho da Vila a Sarcófago. O que você pedir o cara coloca lá, rs.

Metallian-Classics - Blog chileno com muito metal em espanhol, bandas da Bélgica, Cazaquistão, Hungria e outros cantos sombrios mundo afora. Recomendo apenas para os iniciados ou para aqueles que tem a mente beeeeeeeem aberta.

Seres da Noite - Muito blues rock, south rock, rock progressivo e coisas do estilo. Excelente blog, mas, se o seu negócio é metal na veia, aqui não é o melhor lugar pra você.

Sakalli - Lugar para coisas estranhas, pouco comuns. Especializado em progressivo dos anos 60 ou 70.

Inglor Metal Hell - Precisa dizer o que tem aqui? Metal extremo, brutal, de revirar crucifixos e fazer água benta ferver!

Ignes Elevanium - Tem de tudo um pouco, mas, a esmagadora maioria é de black e death. Atualizado frequentemente.

Tributes of Metal - Os tributos se tornaram uma febre, e este blog é inteiramente dedicado a eles. A única coisa que não me agrada, é que vez ou outra aparecem coletâneas feitas pelo próprio blog. Para quem curte ouvir só as melhores, é uma boa pedida.

Collective Collection - Aqui é possível encontrar south rock e blues.

Discos de Metal - Atualizado muito esporadicamente, sempre com discografias ou lançamentos.

Vôo 7177 - Especializado em progressivo. Sabe aquela banda da Irlanda que só lançou um disco em 1969 e que só foram feitas 100 cópias do mesmo? Aqui você vai encontrar!!!


E tem mais, muito mais vindo por aí!!!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Bittencourt Project - Brainworms I (2008)

Rafael Bittencourt é fundador e guitarrista do Angra, além de compor a maioria das músicas da referida banda paulistana. Bem, se compor não é problema para ele, por que não gravar um álbum solo? Talvez vontade não faltasse, mas, devido a agenda sempre muito cheia de sua banda principal, a falta de tempo seria o grande obstáculo para iniciar um trabalho paralelo.

Pois bem, o Angra está parado (problemas com o empresário? com o baterista estrela demais?) e eis que a grande oportunidade chegou, e Rafael mandou ver seu primeiro trabalho paralelo. E que trabalho! Seria natural se as músicas soassem como músicas do Angra, mas, ao contrário, o que ouvimios aqui é algo bem interessante, mesclando influências hard com um metal mais moderno, lembrando às vezes bandas da nova leva como Creed.

Rafael explora vários elementos e capricha nos arranjos, que contam com guitarras em profusão , teclados, violinos, coros bem elaborados e muito mais, mostrando que antes de ser guitarrista , é um músico. E como é bom ouvir um disco composto por quem está preocupado com a música, e não apenas com a guitarra, e o que é pior, com milhões de notas por segundo.

Como se trata de um primeiro trabalho (o próprio nome sugere a intenção de se fazer o segundo), também é natural que apareçam todas as influências do cara. O balanço de temas regionais, introduzido no disco Holy Land e um pouco abandonado depois, aparece de leve em várias músicas, mas fica evidente nas faixas Santa Teresa (essa música ficaria perfeita na voz de André Matos, ehheehe) e Nacib Véio, enquanto que sua veia romântica fica exposta em Primeiro Amor, uma bela canção ao violão.

Rafael também coveriza o grupo português Madredeus, em uma versão absolutamente matadora para Pastor, que seriviria muito bem como uma música do Angra, pois ficou bem pesada e muito bem arranjada. Por enquanto, é a minha favorita, ao lado da já citada Santa Teresa, ou "santa tirisa" em bom inglês de fastfood.

Participaram do disco Felipe Andreoli, Ricardo Confessori (seria um ensaio para uma volta?) e um fulano da família Lima, além de outros. E o detalhe importante que ainda não comentei, RAFAEL CANTA EM TODAS AS FAIXAS!!! E não é que o cara segura legal? Claro que ele não é um vocalista pronto, mas tenho que reconhecer que é competente nesse metiê também. Bastante afinado, ele não chega a comprometer as músicas, mas, um vocalista convidado engrandeceria o trabalho ainda mais.

Heart it by yourselves!!!