quinta-feira, 3 de julho de 2008

Stauros - O Sentido da Vida (1997)


Quem tem muitos cds e/ou vinyl e trabalha muito como eu, em geral não tem tempo de ouvir tudo o que consegue comprar/gravar/baixar por aí nesses tempos modernos de informações musicais abundantes e de fácil acesso. Pois bem, não raramente, ao realizar incursões pelo meu modesto acervo de cd´s, deparo-me com algum material ainda não devidamente apreciado. Desta feita, peguei um disco de uma banda chamada Stauros e fui ouvindo no carro, e o resultado é que faz uma semana que ele não sai do meu cd player.

Posso garantir aos amigos frequentadores deste humilde blog que trata-se de um material extremamente interessante, e por que não dizer, histórico. Stauros foi a primeira banda de white metal nacional e O Sentido da Vida foi, sem dúvida, o seu trabalho mais aclamado, rendendo para a banda excursões pelo Brasil e pelo mundo e a inclusão de suas músicas numa compilação da “Heavens Metal Magazine”, a maior referência no estilo white do mundo.

Para os que não ligaram o nome à pessoa ainda, white metal é um estilo de metal com letras que falam em Deus, Jesus e coisas relacionadas à religião cristã, tanto que também é conhecido como Christian Metal. Antes que os mais puristas torçam o nariz, sugiro que ouçam, independentemente de professarem alguma religião ou não. Garanto que irão se surpreender, principalmente com o vocal de Celso de Freyn.

O cara é uma espécie de encarnação tupiniquim de Rob Halford do Judas Priest. Duvidam? Ouçam a faixa Toda Dor, o maior clássico do white metal nacional e onde Celso destila todo o seu veneno vocal. Não tem como não se arrepiar no refrão: "toda doooooooooor, toda dooooooooor, toda dooooooooooooooor". S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L.!!!

Além de Celso, toda a banda é bastante competente, mas o estilo puxado para o progressivo torna o trabalho um pouco difícil de digerir, e são necessárias várias audições para se começar a apreciar o talento desses barrigas-verdes (os caras são de Florianópolis).

Infelizmente, Celso deixou a banda após esse disco, mas retornou em 2002 para gravar um EP chamado Marcas de um Tempo. Com uma produção melhor do que O Sentido da Vida, esse trabalho mostra um trabalho de guitarras muito mais convincente e um Celso um pouco mais contido nos seus vocais rasgados, mas ainda assim muito acima da média. Porém, o som se distancia do metal de outrora e se moderniza. A banda encerrou suas atividades em 2005 mas neste ano estão de volta com mais um EP, Praise, desta vez, deixando de lado o metal definitivamente.

A discografia da banda :
  • 1995: Vento Forte
  • 1997: O Sentido da Vida (com Celso de Freyn no vocal)
  • 2000: Seaquake
  • 2001:Adrift
  • 2002: Marcas de um tempo (EP) (retorno de Celso de Freyn)
  • 2008: Praise (EP)
Confiram O Sentido da Vida aqui!

3 comentários:

Yur|eee disse...

Há! Não sei o que é um purista, mas eu torci o nariz!
aeifuhAfiuhAEIuh!

Mas mesmo assim fiquei curiso e tô baixando pra ver de qualé.

Se não for bom, vou te mandar pro céu, junto com aquele monte de véia puritana, hein!
iufhaIEUfhiufea! xP

\o_

Geraldo disse...

É preciso rasgar o véu e a morte vencer!

Edgar Martins disse...

mUINTO BOM SEU POST E COMENTARIO REALMENTE A BANDA É MUINTO BOA,SERÁ QUE VC CONSEGUE OUTROS ALBUNS DA BANDA?
ABRAÇO