quinta-feira, 24 de julho de 2008

Rock Star (2001)

Em geral, filmes sobre rock são mal feitos. Salvo raras exceções, a visão do diretor é muito romanceada ou até mesmo preconceituosa, além de não conseguir traduzir para o grande público o que de fato acontece nos palcos e nos bastidores do rock and roll.

Rock Star
(Warner Bros, 2001) é uma dessas exceções, e foi uma grata surpresa para mim. A estória é baseada em fatos reais, e conta como Tim Owens, um fã do Judas Priest e vocalista de uma banda tributo, assumiu o lugar de Rob Halford. Infelizmente, a referida banda inglesa não autorizou a utilização do seu nome, e foi criada uma banda fictícia, o Steel Dragon.

O ator principal é Mark Wahlberg, que interpreta o garoto que trabalhava num escritório e que tinha uma banda cover do Steel Dragon. O grande barato desse filme é que uma parte dos atores que fazem papel de músicos são realmente músicos, o que confere uma fidelidade muito grande ao universo rock. Participaram do filme como atores: Zakk Wylde, Jeff Pilson e Jason Bonham.

Além disso, como O Judas também não autorizou a utilização de suas músicas, a trilha sonora foi composta pelos músicos acima citados, e pelos vocalistas Jeff Scott Soto e Michael Matijevic. O primeiro é velho conhecido de todos, inclusive aparece com frequência aqui no blog. Mas e esse tal de Matijevic? Ele é vocalista de uma banda chamada Steelheart, que diga-se de passagem, é A.N.I.M.A.L.!!!!!

O primeiro disco do Steelheart foi produzido por um tal de Bruce Dickinson, que ficou estupefato com o poder vocal de Matijevic, só pra vocês terem uma idéia de como esse rapaz detona!

Fica então a recomendação para que assistam ao filme acima citado. Vale realmente muito a pena. Para quem quiser conferir os vocais arrasadores de Matijevic, vou disponibilizar duas opções:

Trilha Sonora de Rock Star (2001): baixe aqui.
Steelheart (1990): baixe aqui.

Boa diversão!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

O Judas não autorizou por que a história desse filme não tem nada a ver com a deles, e sinceramente, esse filme é ridículo , da até pra ver por causa das música, e etc, mas no geral é uma bosta , eu acho que ele não é exceção do ue vc citou no início. valeu

Geraldo disse...

Concordo com você que tem muita fantasia nesse filme, mas, dos que existem sobre rock eu acho que é o que mais se aproxima da realidade.

Anônimo disse...

não sou fã de judas, mas sou fã de cinema e de rock, gostei muito do filme. E acho que o Geezer tá certo, filme sempre tem fantasia, não dá pra ser fiel á realidade do início ao fim, o roteiro precisa ser adaptado ás vezes. O que não impede de dizer que o filme foi baseado na história da banda, oras ;)