quinta-feira, 1 de maio de 2008

Titãs - Domingo (1995)


Domingo foi o oitavo álbum de estúdio dos Titãs, o segundo depois da saída de Arnaldo Antunes e o último que vale a pena ser ouvido. Depois disso, em 1997, a banda se rendeu aos apelos do sucesso-quase-garantido-e-levanta-defunto da série Acústico Mtv, e de lá pra cá, não apresenta mais toda a irreverência e criatividade de outrora.

O álbum em questão, ao contrário de Titanomaquia (1993), que ficou conhecido como o disco de heavy metal dos Titãs, tem um som muito limpo, extremamente bem gravado e com a assinatura de Jack Endino, produtor norte-americano co-responsável pelo sucesso de bandas como Mudhoney e Soundgarden, além de ter produzido Bleach, o álbum de estréia do Nirvana, em 1989. Uma boa produção realmente faz toda a diferença para uma banda de rock soar coesa.

As músicas apresentam-se bastante descompromissadas, com letras ásperas e instrumental quase niilista, porém, extremamente eficientes. A faixa título consegue descrever com perfeição a pasmaceira de um domingo, enquanto Tudo o Que Você Quiser e Tudo em Dia descrevem muito bem, tanto na música quanto na letra, como é estar casado (pra quem quer saber como é, é só ouvir!).

Participações especiais de Herbert Vianna em o Caroço da Cabeça e de Max e Igor Cavalera em Brasileiro, fazem desse disco uma agradável surpresa para aqueles que só conheceram a banda a partir dos Acústicos.

Um belo exemplo da irreverência titânica pode ser ouvido em Um Copo de Pinga, música de domínio público adaptada por Sérgio Brito, cuja letra transcrevo aqui em homenagem ao pessoal do Ziunanet que aprecia uma "branquinha" só de leve:

Na segunda eu planto a cana
Na terça amanhece nascendo
Na quarta eu colho a cana
Na quinta eu faço o engenho
Na sexta eu faço a pinga
No sábado eu amanheço bebendo
No domingo minha mãe disse meu filho pára de beber
Essa sina eu vou cumprir até morrer
Da garrafa eu faço a vela
Da prateleira eu faço o caixão
Eu quero é que me enterrem com um copo de pinga na mão
Eu quero é que me enterrem com um copo de pinga na mão


Apesar de terem se rendido ao mercado, não devemos julgá-los nem condená-los por isso, afinal, os caras têm um tremendo currículo e contribuíram sobremaneira para o rock nacional e para a cultura pop em geral. Álbuns geniais como Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas, Cabeça Dinossauro, Tudo Ao Mesmo Tempo Agora e Titanomaquia ficarão pra sempre registrados como o retrato de uma época.

Além disso, não se pode criticar um pai que deseja ganhar dinheiro honestamente para sustentar os seus filhos. Eles têm o direito de lançar o Acústico 3, 4, 5, etc, etc, e ninguém é obrigado a comprar.

Nenhum comentário: