segunda-feira, 2 de julho de 2007

Titãs - Tudo ao mesmo tempo agora (1991)



O começo da década de 90 foi bastante complicado para quem se dispunha a fazer boa música.
O cenário internacional havia sido tomado de assalto pelas bandas grunge de Seattle (Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Soundgarden, etc) e no Brasil as duplas sertanejas estavam no auge, se é que se pode dizer isso.

Para piorar ainda mais, a economia de uma forma geral estava muito retraída, com Fernando Collor, Zélia Cardoso e sua trupe aprontando todas aquelas trapalhadas que quem tem mais de 25 anos deve se lembrar muito bem, como confisco de caderneta de poupança, etc, etc, ....

Num cenário tão turbulento, os Titãs lançam em 1991 um disco igualmente caótico chamado Tudo ao mesmo tempo agora. Os próprios integrantes produziram o trabalho, dispensando Liminha pela primeira vez, e criaram verdadeiras pérolas do rock brazuca, como Flat Cemitério Apartamento, Agora, Saia de Mim, Isso para mim é perfume, entre outras.

Mas, a crítica não perdoou os palavrões em algumas faixas, atacando o trabalho e classificando-o de infantil e apelativo. Resultado: o disco vendeu menos do que 150 mil cópias, patamar que os Titãs estavam acostumados a atingir facilmente, além de ter a sua execução proibida em algumas rádios e até em algumas lojas de discos.

A crítica não entendeu a poesia de letras como a de Isso para mim é perfume: "Isso para mim é enfeite, a cabeça do pau faz @#$% de leite, pra tomar de manhã, no café da manhã, e depois no almoço, e também no jantar...amor, eu quero te ver cagar!"

Mesmo os mais puritanos não têm razões para jogar esse trabalho no lixo. Muitas faixas como Eu vezes eu tocaram exaustivamente nas rádios, mostrando o lado comercial do disco e seu potencial para ter vendido muito mais do que vendeu.

No geral, o trabalho é bastante interessante e mesmo se você fica vermelho ao ouvir músicas com palavras de baixo calão, deve conhecer. Ah, você gosta de músicas assim? Se amarra no Velhas Virgens? Então você vai achar que elas são cantigas de ninar... mas ainda vale a pena conferir!!!


Baixar!
Password: clitoris.

7 comentários:

Anônimo disse...

Geraldo ... o q essa merda desse disco ta fazendo no seu blog!?!?! huahuahuhauahuaha

Geraldo disse...

Vc acha uma merda? Eu acho manero!!!

Anônimo disse...

Sou louco por Titãs e possuo quase todos os álbuns dessa maravilhosa banda. Ainda não consegui o álbum "Tudo ao mesmo tempo agora" em cd (É muito difícil de encontrar).

Anônimo disse...

Então agradável este blogue está bem desenvolvido.........bom estilo:)
Amei faz mais posts deste modo !

Roberta disse...

Preciso confessar que eu fico rubra (gosto dessa palavra) quando ouço letras como dessas músicas do Titãs, mas jamais pendo pro lado puritano, o contrário eu acho até engraçado.

Titãs > Velhas Virgens

Roberta disse...

E mais uma coisa que tinha esquecido: O Link está quebrado, não consegui fazer o download.

Adorei a senha sugestiva!

Jorge disse...

comprei esse disco em 1992 , um ano após seu lançamento , tinha 14 anos na época , era então um adolescente rebelde Rs rs Rs . sobre a estória de ter sido proíbido em algumas lojas , não sabia , mas comigo aconteceu um fato engraçado , pedi o disco e a vendedora perguntou : vai querer isso mesmo ? olhe aqui as letras ... me livrei da chata da vendedora e levei pra casa o que pra mim é um dos grandes discos do rock brazuca , até hoje com 33 anos consigo ouvi-lo todinho , o que prova que é um disco pra pesssoas de qualquer idade que curtem um bom rock . tenho tb a fita vhs que saiu com os bastidores da criaÇão do álbum , mostra eles ensaiando na casa do fromer , muito louco !!!!