quinta-feira, 14 de maio de 2009

Stratovarius - Polaris (2009)


Após o fraquíssimo álbum homônimo de 2005, quando o Stratovarius tentou voltar a ativa pela enésima vez depois do enésimo problema de saúde do seu líder-mestre-criador Timo "todo-poderoso" Tolkki, a banda se reinventa novamente, contratando Matias Kupiainen para o posto de guitarrista e Lauri Porra (não estou xingando, é assim mesmo!) , que já havia entrado no lugar de Kainulaiken há um certo tempo, para o baixo, e lança o seu 13º álbum de estúdio.

No geral, Polaris, que será lançado oficialmente em 21 de maio, é bastante diferente de qualquer disco que o Stratovrius já gravou. Primeira grande diferença é que nem todas as músicas estão na velocidade da luz, e mesmo as que tem dois bumbos no talo, apresentam partes mais cadenciadas, com um toque mais moderno. A segunda é que Kotipelto não canta tão agudo mais, o que achei uma escolha acertada, por que ele derrapava legal, principalmente ao vivo.

Outra diferença que salta aos olhos, ou melhor, aos ouvidos é que, na ausência de Tolkki, o clima ficou mais alegre, e Joahansson assumiu o controle da parte instrumental nitidamente, enfiando teclados em todos os lugares possíveis (essa foi horrível...). Kotipelto por sua vez, mostra que sabe aonde pisa, e mostra que quando está sozinho para tomar decisões, dá conta do recado perfeitamente. É, desse jeito Tolkki vai se entupir ainda mais de calmantes com uísque.

Destaque para as grudentas Blind e Winter Skies, essa última um veradeiro hino do metal nórdico!

Confira!


P.S.: Considero Tolkki um gênio e nunca critiquei o seu trabalho, tanto como músico quanto como compositor. Os anos dourados da banda aconteceram sob o seu comando, e devemos principalmente a ele pelo menos umas duas dúzias de verdadeiras pérolas do metal. Acontece que nos últimos tempos o cara estava "travando" a banda com os seus sérios problemas de saúde. Agora parece que está bem e está levando o seu novo projeto Revolution Reinassance adiante.

2 comentários:

Anônimo disse...

uau! bons tempos de uma das melhores bandas de metal da historia... Tolkki faz falta sim... mas tal qual o mustaine no metallica (sim, eu sou fã de megadeth!), a saída dele do stratovarius deu origem a outra banda foda!

bom pra nós! hehehe

Geraldo disse...

É como eu disse, o cara foi responsável pelo sucesso da banda no passado. Mas agora, ele e Kotipleto estão seguindo seus caminhos...coisas de casal.