quinta-feira, 23 de junho de 2011

White Skull - Public Glory, Secret Agony (2000)


Quarto trabalho dos italianos do White Skull, Public Glory, Secret Agony é um disco conceitual sobre o Império Romano, e é contagiante. Repleto de duetos teclado/guitarra a mil por hora e levada de batera rápida, no melhor estilo power italiano.

A vocalista nessa época era Frederica de Boni, cujo timbre é sensacional, meio rouco, mais para o grave, algo muito legal para o tipo de som (gritinhos enjoam rápido, concordam?). Após passar um bom tempo longe da banda, ela agora está de volta.

Enquanto o novo disco com a antiga vocalista não sai, dá uma olhada aí embaixo no potencial da moça.

Amberian Dawn - River of Tuoni (2008)


Como costuma dizer o meu amigo Lamartini, a Finlândia deve ser um lugar muito chato. Mulheres lindas, desemprego zero, violência zero, educação nota 10 e uma banda de heavy metal em cada esquina.

Eis mais um representante das gélidas terras de Helsinki, o Amberian Dawn. O som praticado por essa galera é classificado nos sites especializados como NeoClassical Power Metal. Seja lá o que diabos isso signifique, se você gosta de Nightwish e congêneres, mas sempre achou que a guitarra ficava um pouco esquecida, essa é sua banda!

Vocais líricos por conta da bela Heidi Parviainen (na capa do play), esse pessoal bota pra quebrar, o som é repleto de teclados também, bateria tun-cun-tá tun-cun-tá no talo, etc, etc. Destaques para a faixa título, Valkyries, Sunrise e Evil Inside Me, que encerra com chave de ouro a pancadaria neo-clássica!


Pau na máquina!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Firehouse - Full Circle (2011)


A banda norte-americana Firehouse completa 20 anos e presenteia seus fãs (inclua-me nessa lista!) com um best of, mas daqueles que dão gosto.

Ao invés de simplesmente relançarem as músicas, foram para o estúdio regravá-las nesse que foi chamado de  Full Circle. O clima festeiro/baladeiro da banda continua intacto. Mas, não é uma farofa qualquer...como diria o meu amigo Felipão, nessa farofa tem bacon e coração.

E como tem coração, as baladas Love of a Lifetime, When I Look Into Your Eyes e I Live My Life for You não poderiam faltar, e vão emocionar os apaixonados de plantão.

Pau na máquina!

domingo, 19 de junho de 2011

Dio - At Donnington UK: Live 1983 & 1987 (2010)


Há pouco mais de um ano, em 16/5/2010, morreu uma lenda. O seu nome artístico era Ronnie James Dio, mas todos o chamavam de Dio, por que o cara era realmente um deus do metal

Aprendi a gostar de rock/metal por causa do Ronnie, e até hoje suas músicas me emocionam pela energia que ele colocava em suas interpretações. Cantar até papagaio canta, mas ENcantar é outra coisa...

Esse álbum traz duas apresentações no festival de Donnington, Inglaterra. A primeira é de 1983, quando Dio havia deixado o Black Sabbath e tinha lançado apenas um álbum, o clássico dos clássicos Holy Diver. A segunda apresentação é de 1987, quando divulgava o álbum Dream Evil.

Os registros mostram uma banda afiada, muito entrosada, e capaz de fazer várias citações dentro de uma mesma canção, como por exemplo em The Last in Line, que emenda com Children of the Sea e Holy Diver.

Para mim, o espírito do metal está aqui. Sensacional! 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dream Theater - Acoustic Dreams (1995)


Eu gosto de Dream Theater, mas entendo quem não gosta. É muito barulho, muita "confusão" para os ouvidos não treinados, mas, acima de tudo, é muita exibição do tipo "sou foda por que consigo solar 3 quatrilhões de notas por minuto".

Mas o real motivo da minha predileção por esta banda não está em nada disso, e sim, na sua capacidade de surpreender, de inovar e de se reinventar a cada lançamento. Eu não sei se essa bagaça aqui é oficial, mas posso garantir que o material é muito bom, principalmente por que mostra um DT calmo, acústico e reflexivo, bem diferente do que estamos acostumados a ouvir.

Perfeito para uma madrugada de insônia. Podem acreditar.

Down!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tierramystica - A New Horizon Comes (2010)


Para quem ainda não conhece, o STAY ROCK é um dos melhores blogs da rede, e por lá passeando, encontrei o seguinte sobre uma banda do Rio Grande do Sul chamada Tierramystica:

A proposta musical da banda é mesclar o peso do heavy metal aos ritmos latinos e sopros andinos, utilizando instrumentos incomuns ao heavy metal como bumbo leguero, cajón, castanholas, charango, ocarina, zamponha, quena, quenacho, toio e antara. Abordando temas sobre a espiritualidade humana e sobre os povos pré-colombianos, índios, sua cultura, ascensão e queda diante da chegada dos espanhóis.

Adivinhem? Baixei na hora. A seguir minhas impressões:

PQP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

At Vance - Decade (2010)


Alemanha é quase garantia de qualidade quando o assunto é metal. Com o At Vance não é diferente, mas essas credenciais germânicas só são necessárias para iniciantes. Esses caras já tem uma estrada considerável desde 1998, lançando nove discos nesse período. O estilo power metal com guitarras malmsteeneanas é evidente. Eles tem um gosto especial por "coverizar" peças clássicas de Vivaldi, Bach, Beethoven, etc, e podem acreditar, o resultado é muito bom.

Decade é um excelente disco de entrada, ou seja, serve muito bem para quem nunca ouviu e quer conhecer a banda, pois trata-se de uma coletânea dupla. O primeiro cd é composto de trabalho próprio, enquanto o segundo é inteiramente dedicado aos covers. O cardápio é bem variado, com temas do Abba, Deep Purple, Survivor, Eagles e os já citados Vivaldi, Beethoven, além dos alucinantes Flight of the Bumblebee de Korsakov e Etude n.4 de Chopin.

Down!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Symphony X - Iconoclast (2011)


Enquanto o Dream Theater se prepara para voltar com o novo baterista, o Symphony X assume o posto de maior banda de Prog Metal da atualidade. Alguém duvida? Ainda não acabei de ouvir a primeira música, que tem mais de dez minutos, e é uma verdadeira epopéia com coros, refrão poderoso, instrumental preciso...sem palavras...aliás, tem uma: TAQUEOPARIU!!!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Sepultura - Kairos (2011)


Olha que bonito:

Na mitologia grega, Kairos(καιρός, “o momento certo” ou “oportuno”) é filho de Khronos, que é o deus do tempo e das estações. Ao tempo existencial os gregos denominavam Kairos e acreditavam nele para enfrentar ao cruel tirano Khronos. Na filosofia grega e romana é a experiência do momento oportuno.

Enquanto Khronos refere-se ao tempo cronológico, ou seqüencial, o tempo que se mede, Kairos é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece, a experiência do momento oportuno. É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o "tempo de Deus", enquanto khronos é de natureza quantitativa, o "tempo dos homens".

Legal né? Pois não espere achar nada bonito no novo trabalho do Sepultura...é pancada do início ao fim.
Mas sabe de uma coisa? É o melhor da fase Derek Green na minha modesta opinião. Deixaram de lado certos experimentalismos e acertaram a mão no thrash que os consagrou, no momento oportuno, ou seja, no seu tempo Kairos. Sacaram? Destaque para a faixa título, que vai emocionar os fãs (me incluo na lista) da fase Roots.


Down!

sábado, 4 de junho de 2011

Virrasztók - Memento Mori! (2011)


Sabadão á noite, você foi levar sua mãe ao show do Roberto Carlos, e está esperando ela ligar para ir buscá-la.  A casa está um silêncio daqueles, e seu vizinho botou fogo na casa dele logo de manhã cedo...teve Bombeiros, Polícia etc e tal. Qual é o som perfeito para um dia assim? Resposta: Virrasztók!!!

Brincadeiras à parte, o som desses húngaros é no mínimo louco, no máximo genial! É uma mistura danada, difícil de rotular, mas o melhor que consegui foi folk-gothic-dark-ambient-electronic-metal. Explico.

As guitarras são pesadonas, com uma cadência do gothic-dark; alguns elementos folk como gaitas, flautas, e outras tranqueiras aparecem aqui e acolá; batidas eletrônicas também dão o ar da graça, mas bem pouco.

Hora de exercitar seu húngaro!