quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Helloween - Unarmed (2010)


Vai ser lançado oficialmente o novo trabalho do Helloween, comemorando 25 anos de carreira, e que gloriosa carreira. Com sua formação clássica, que contava com Kain Hansen, Ingo Schwichtenberg (R.I.P.) e Michael Kiske, além dos atuais e persistentes Markus Grosskopfpfpfpfpfpfpfp e Mike Weikath, gravou os igualmente clássicos Keeper of the Seven Keys 1 e 2. Com certeza, e que ninugém duvide, os maiores divisores de águas do que viria a ser chamado de metal melódico.

Pois bem, hoje completamente reformulado, mas firme no propósito de bem representar seu passado glorioso, a banda segue em frente com Andi Deris nos vocais, desde os anos 90, segurando a onda (quase um tsunami) com competência.

Unarmed é um disco comemorativo, mas não se trata de uma coletânea caça níqueis descarada. Pelo menos os músicos tiveram que suar a camisa e gastar um pouco mais os dedos para re-gravar os grandes sucessos (isso também me cheira a problemas com direitos autorais...). Os destaques ficam para os arranjos, BEEEEEEEEEM diferentes dos originais e para as participações especiais, como a da Orquestra Sinfônica de Praga.

Mas lembre-se de uma coisa importante: a banda sempre teve um grande senso de humor, e, logo na primeira faixa isso fica evidente: uma versão dançante (isso mesmo) com solo de saxofone e tudo para Dr. Stein. A segunda faixa, a igualmente clássica Future World ganhou uma levada meio country, recheada de violões. Alguns considerarão um verdadeiro sacrilégio. Porém, outros curtirão, como eu! Vai fundo camarada!

P.S.: os caras devem ter gravado o disco durante as férias do baterista...eheheheh, quem é chegado num bululu vai odiar!

Down!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Silver Samurai - Back to the 80's (2009)


Já faz algum tempo, um clima de revival dos anos 80 veio com força total. Teve gente desenterrando o Genius, o Pogo Bol, as miniaturas de Coca-Cola (e seus respectivos engradados, meu Deus...), o Cara de Batata, etc, etc. Pois bem, com esse movimento, uma turma que já deve estar próxima da casa dos 40 também começou a sentir saudade do rock daquela época, da purpurina, do laquê, dos panos esvoaçantes (credo), das garotas peitudas com shortinhos curtos, e de todos os excessos possíveis e imagináveis.

O Silver Samurai embarcou nessa onda e trouxe os anos 80 de volta, não apenas no som, que mistura várias bandas da época, como Bon Jovi e Dokken (sim, eles vão por esse lado mais pesado e menos farouf, mas nada assim que vá te assustar) mas também na parte gráfica, começando pela capa, mais anos 80 impossível!

E, antes que me esqueça, aproveite para acrescentar mais uma língua a já extensa lista de bandas-que-cantam-em-línguas-improváveis. Dessa vez, terá que frequentar aulas de polonês...sim, isso mesmo, o Silver Samurai vem da Polônia e teve a felicidade de gravar a maioria das músicas na sua língua materna! Existem 3 em inglês, mas, é claro, não têm graça nenhuma. É o 7th Son contribuindo para o incremento da sua cultura, estimado frequentador!

Down!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Heróis da Guitarra (2009)


A gente descobre cada coisa na internet...se muitas vezes encontramos lixo, de vez em quando nos surpreendemos com verdadeiras pérolas. Eis um diamante que descobri hoje.

Trata-se de um projeto de música instrumental, reunindo grandes feras das 6 cordas brazucas, desde nomes consagrados como Edu Ardanuy, Ricky Furlani, Alex Martinho e Sydney Carvalho, até grandes revelações como Ozielzinho, Fábio Kufa e Daniel Piquê.

O mais interessante é que o cd pode ser baixado gratuitamente dos site do projeto, bastando apenas fazer um cadastro bem simples. A qualidade das músicas é excepcional, e isso era o mínimo que eu podia esperar de um time de pesos pesados desses!

Down!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Kiss My Ass - Vários Artistas (1994)


Tributos se tornaram uma praga em meados da década de 90 e início dos anos 2000. Falta de criatividade dos artistas ou apenas sede de dinheiro das gravadoras? Não se sabe ao certo, mas, o fato é que foram lançados alguns tributos muito bons e outros nem tanto. Separar o joio do trigo nem sempre é fácil, e trago para vocês um tributo que descobri recentemente, e que, se não é original na questão da banda escolhida (existem dezenas de tributos ao Kiss!) , fugiram do lugar comum pelo menos na reunião dos músicos e na escolha do repertório.

Quando você sonharia em ouvir Lenny Kravitz e Stevie Wonder cantando juntos o mega-clássico Deuce? Ou Garth Brooks (artista country americano), Extreme ou Lemonheads interpretando canções lado-B da banda?

Google it!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Hevisaurus - Jurahevin kuninkaat (2009)


Diz a lenda que as crianças na Finlândia já nascem ouvindo heavy metal. Pois é, a lenda acaba de virar pura realidade. Heavisaurus é um projeto que reúne músicos renomados, em sua maioria finlandeses, mas que mantiveram sua identidade em segredo para gravar metal direcionado ao público infantil.

Poderia ser o maior K.O., mas como o instrumental é de primeiríssima qualidade, não me espantaria se soubesse, por exemplo, que Jörg Michael assumiu as baquetas.

Para aqueles que tem filhos pequenos, ou pretendem tê-los, aí vai um boa dica. Aproveite e matricule os moleques num curso de finlandês, pois eles vão precisar...eu mesmo não entendi chongas, mas balancei a cabeça com vontade, rs.

Down!