sábado, 14 de março de 2009

Guns 'N' Roses - GN'R Lies (1988)


Desculpem-me os fãs mais ardorosos, mas o Guns N' Roses de hoje é uma piada e não é nem sombra do que já foi no passado. Resolvi ouvir o álbum GN'R Lies depois de muito tempo, e bateu um saudosismo forte, que me levou inclusive a escrever essas palavras.

Responsável pelo último suspiro do hard rock na década de 80 antes do fenômeno grunge exterminar por um bom tempo as bandas do estilo, (com honrosas exceções, como Winger, que resistiu bravamente nessa época difícil), o Guns foi um fenômeno como poucas vezes se viu na história do rock.

Não se faz uma grande banda sem grandes sacadas, e esse GN'R Lies foi uma delas. Aproveitando o estrondoso sucesso do álbum anterior, que marcou a estréia oficial, o multi-platinado Appetite For Destruction (1987), esse álbum trouxe de volta o primeiro disco da banda, Live?!*@ Like a Suicide, que fora lançado de forma independente em 1986, acrescido de quatro faixas no formato acústico, entre elas a mega-balada-açucarada Patience.

Excelentes músicas como Reckless Life, Mama Kin, Nice Boys e Move to the City mostram uma fase bem legal da banda, bem roqueira e ainda pouco afetada (Axl canta sem se esgoelar tanto!), além, é claro, do lance do acústico, uma verdadeira premonição do futuro. Resultado, esse álbum vendeu aproximadamente 23 milhões de cópias, uma marca impressionante para um disco com apenas 8 músicas.

Hoje, infelizmente, o que vemos é um Axl Rose gordo e fora de forma, tentando reerguer uma banda que já morreu há muito tempo. Chinese Democracy é o retrato disso, deprimente, inclusive pela novela que foi o seu lançamento. A banda, além de Axl, só conta com o tecladista Dizzy Reed, que nem fez parte da formação original.

O título GN'R Lies seria mais apropriado para a atual fase da banda, uma verdadeira mentira. E tome saudosismo...

Download (link original da Combe do Iommi)

Um comentário:

Unknown disse...

Find more Guns N Roses in my mp3blog and forum searches:

HERE
and
HERE