segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Stratovarius - Elysium (2011)



Stratovarius é minha banda do coração desde longa data. Reconheço que é o tipo da banda "ame ou odeie", mas em termos de speed metal, metal melódico ou sei lá o que queiram chamá-la, acho o som original e, claro,  eu me enquadro na primeira categoria (a dos que amam). Quando ouvi o Episode nos idos de "90 e guaraná de rolha" pirei com rapidez aliada à melodia, junto com a precisão cirúrgica da parte rítmica. Depois foi clássico em cima de clássico: o soberbo Visions(1997), o melancólico (mas phodda!) Destiny(1998), o modernoso Infinite(2000), os grandiosos Elements pt 1 e 2 (2003), e ... bem, foi só. A banda ainda deu o seu canto do cisne com o auto-intitulado álbum de 2005, um fragoroso desastre! O pior disco da carreira dos caras sem nenhuma dúvida...

Daí Timo Tolkki saiu e, bem, sem o chefinho a coisa tenderia a desandar, certo? Que nada, Polaris (2009) mostrou uma banda renovada, que apesar da falta que Tolkki obviamente faz, soube se reiventar com seus novos integrantes: o competente guitarrista Matias Kupiainen e o bom baixista Lauri Porra (?!?!?!?, é isso mesm, rs). Os caras não fazem feio de forma alguma, muito pelo contrário, não senti falta dos originais ocupantes dos cargos.

Agora vem a consolidação da nova formação, Elysium (2011), a ser lançado na semana que vem no Japão. Achei uma mistura do Infinite (inclusive na capa) com o Elements (a faixa título tem 18 minutos, trocentas partes, coros, orquestra e tudo más!), e, obviamente, o Polaris. Canções fortes, levadas características de bateria (o hômi manda muito bem ainda), bastante guitarras e um pouco menos teclados do que o Polaris. Pra mim, Johansson assumiu o comando enquanto o novato estava inseguro na sua missão de substituir Tolkki. Nesse novo trabalho, o cara está muito mais solto e as guitarras estão muito mais "na cara" do ouvinte.

Ah, Kotipelto também dá o seu show à parte...mas isso ninguém duvida né? Ou será que duvida?

So, love them or leave them!

Down!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa banda.

Também me encaixo na categoria dos que amam Stratovarius.

Com certeza comprarei esse álbum, se for bom como o Polaris valerá a pena.