sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Pearl Jam - Vitalogy (1994)


O Pearl Jam, juntamente com Nirvana, Soundgarden e Alice in Chains, foram responsáveis pela última grande revolução da música rock até o momento. Os cabelos ensebados, as bermudas xadrez e os coturnos de Seattle monopolizaram a Mtv no início dos anos 90, portanto, o mundo da música pop.

Desses quatro, apenas dois estão na atividade atualmente, Pearl Jam e Alice in Chains, mas só o primeiro nunca encerrou suas atividades, lançando Backspacer recentemente, seu décimo disco de estúdio. Mas, quero falar sobre o terceiro disco da banda, o raivoso Vitalogy.

Ao longo desse tempo todo, a banda, e principalmente seu líder, Eddie Vedder, se tornaram verdadeiros ícones, respeitados por quase todo mundo, mesmo por quem não aprecia o seu som, mas o faz pelo tempo de estrada dos caras. Ultimamente, porém, acho que a banda não está acertando mais a mão. O antes energético Vedder agora canta quase chorando, um choro melancólico, e a banda, igualmente energética em outrora, passeia por temas ora alternativos demais, ora comerciais demais.

Vitalogy traz a banda em sua melhor forma, agressiva, afiada e precisa na destilação de toda sua raiva, característica do som de Seattle que tomou o mundo de assalto há quase duas décadas. É verdade que Vedder canta choroso aqui também, mas é um choro de ódio! Ouça por exemplo a excepcional Not For You. Outros grandes momentos do disco são Last Exit, Corduroy, Spin the Black Circle, Whipping, entre outras.

Existem duas baladas, Nothing Man e Betterman, que são bonitas, apesar de um pouco chorosas, mas que não chegam a comprometer o trabalho, composto por 14 faixas, o que hoje está muito abaixo da média de baladas da banda.

Em tempo para uma curiosidade, a capa do disco, como a arte do encarte, é inspirada em um livro de medicina dos anos 20. Veja abaixo:



Nenhum comentário: