Em 1986 saiu do Rádio Táxi e partiu para carreira solo, lançando nesse mesmo ano seu álbum de estréia. Em 1989, reuniu os atuais doctors Andria (baixo e vocal) e Ivan Busic (bateria e vocal), e lançou um disco intitulado simplesmente de Wander Taffo. Em 1990, renomeou a banda para Taffo e lançou o espetacular Rosa Branca. O segundo disco solo, chamado Lola, saiu em 1996.
Em 1997, Taffo fundou a IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), que dois anos mais tarde teve o nome mudado para EM&T (Escola de Música e Tecnologia). A prestigiada instituição, localizada no bairro do Jabaquara, tem atualmente 2.500 alunos e inclusive uma filial em Vitória.
Wander ainda foi muito generoso e emprestou o seu peculiar talento guitarreiro a artistas como Marina Lima, Cassia Eller, Guilherme Arantes, Arnaldo Batista, entre outros.
Wander planejava a volta da banda Taffo para julho deste ano, mas, infelizmente, não tivemos esse imenso prazer. O guitarrista, que completaria 54 anos no 17 de maio, faleceu no dia 14 de maio, vítima de um infarto. Considerado por publicações internacionais, como a revista Guitar Player, um dos expoentes da guitarra no mundo, Taffo era hoje um dos sócios da EM&T (Escola de Música e Tecnologia) e com certeza, fará muita falta o seu incrível talento para fazer boa música.
Ele deixou a mulher Mônica Lima e dois filhos, Lívia de 26 e Lucas de 13 anos, que já está tocando guitarra. É por isso que eu sempre digo: o Rock and Roll é eterno! Força garoto!